Tricotilomania (TTM)

Perturbação crónica do controlo dos impulsos caracterizada pelo impulso (desejo incontrolável) para arrancar os próprios cabelos, levando a uma notável calvície e provocando trauma, vergonha e acanhamento, emitido  por prazer, gratificação  ou alívio de tensão, resultando em regiões de alopécia (“peladas”). As zonas mais frequentes são: couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. Outras,como barba e pêlos pubianos também podem fazer parte dos locais escolhidos.

As crianças também podem exibir esse comportamento arrancando os pêlos dos seus animais de estimação.

Pessoas que sofrem de TTM, costumam brincar com os cabelos que arrancam, examinando a raiz, passando os cabelos nos seus lábios, mordendo e até mesmo comendo-os (Tricotilofagia).

Essas pessoas sabem perfeitamente que esse comportamento não faz sentido algum e por isso envergonham-se e tentam esconder a TTM.

Para muitas pessoas esse comportamento começa ainda na infância ou adolescência e dura por toda a vida, levando-as a calvície total.
A Tricotilomania pode ser causada por acúmulo de stress ou actividades sedentárias, durante as quais as mãos estão livres. Existem várias teorias envolvendo a TTM.:

a) A TTM pode ser causada por um desequilíbrio químico;

b) A TTM pode ser um problema genético;

c) A TTM pode ter origem alérgica, provocada por uma dieta inapropriada.

A verdade é que ainda não se sabe qual é a causa da Tricotilomania e ainda estão a ser efectuadas pesquisas no sentido de se conhecer melhor este distúrbio

Para muitas pessoas esse comportamento começa ainda na infância ou adolescência e dura por toda a vida, levando-as a calvície total.

A Tricotilomania pode ser causada por acúmulo de stress ou actividades sedentárias, durante as quais as mãos estão livres. Existem várias teorias envolvendo a TTM.:

a) A TTM pode ser causada por um desequilíbrio químico;

b) A TTM pode ser um problema genético;

c) A TTM pode ter origem alérgica, provocada por uma dieta inapropriada.

A verdade é que ainda não se sabe qual é a causa da Tricotilomania e ainda estão a ser efectuadas pesquisas no sentido de se conhecer melhor este distúrbio.

Síndrome de Gilles de la Tourette

É uma patologia do Sistema nervoso que se caracteriza pela emissão de movimentos motores rápidos de vários tipos e / ou vocalizações complexas (tiques) extremamente incomodativa para o próprio e constrangedora, para os demais.

Tem o nome do homem que primeiro o descreveu em 1885, e há forte evidência que é um problema genético, embora ainda não se tenha conseguido identificar o gene responsável por este problema.

É muito mais frequente em rapazes que em raparigas, e é costume aparecer entre os 7 e os 10 anos de idade.

Pode estar ligado a problemas de certas áreas cerebrais e de alguns neurotransmissores (dopamina, serotonina e norepinefrina).

Síndrome de Münchausen

O Síndrome de Münchausen é uma doença psiquiátrica em que o paciente, de forma compulsiva, deliberada e contínua, causa, provoca ou simula sintomas de doenças, sem que haja uma vantagem óbvia para tal atitude que não seja a de obter cuidados médicos e de enfermagem.

No Síndrome de Münchausen, a pessoa afectada exagera ou cria sintomas em si própria para conseguir atenção, tratamento e simpatia
Em casos extremos, há pessoas com este síndrome que têm altos conhecimentos de medicina e conseguem produzir sintomas levando a operações desnecessárias.

É diferente da Hipocondria pois o paciente com Münchausen sabe que está a exagerar, enquanto o hipocondríaco acredita que está doente de facto.

É também uma forma reconhecida de abuso de crianças, quando considerado um síndrome por procuração, através de terceira pessoa, normalmente um filho, uma criança. Corresponde a uma situação na qual os sintomas e os sinais são deliberadamente produzidos ou induzidos na criança pelos pais ou responsáveis pela mesma. O adulto pode inventar uma história de doença, ou pode mesmo recorrer á acção física para a criar.

O nome do síndrome tem origem no nome de um barão alemão do século dezoito, notável pelos seus contos de aventura fantásticos e exagerados, que tinham tanto de convincentes como de falsos.

A  incidência anual dos casos é de pelo menos 0.5 por 100 000 crianças com menos de 1 ano.

Este sindrome pode ocorrer em todas as idades, mas é mais frequente em crianças com idade inferior a 5 anos.

Características que sugerem possível sindroma de Münchausen

Os pais descrevem diversas queixas físicas na criança mas na realidade são poucos evidentes sinais no exame físico,
A criança apresenta sintomas pouco comuns ou pouco graves que não podem ser confirmados como, por exemplo, dores repentinas,
Os sintomas ocorrem unicamente na presença dos pais,
Os sintomas desaparecem ou melhoram quando a criança não está na presença dos pais
Admissões frequentes em diversos hospitais por queixas de doença grave
Os pais da criança recorrem repetidamente a consultas de variadas especialidades.

Características dos Pais

Este síndrome afecta geralmente a mãe
Podem apresentar problemas de saúde reais ou referir sintomas que simulam uma doença
Alguns tem história psiquiátrica anterior, como episódios de auto-flagelação, abuso de drogas, distúrbios alimentares, depressão ou comportamento anti-social.
Podem ter sofrido perdas significativas durante a vida
Se não for detectado atempadamente, este problema pode conduzir a doença física e psicológica assim como a morte da criança.